Brasil
Brasil, contadores deverão reportar irregularidades
Uma mudança importante se prepara para este ano na relação entre os contadores e seus clientes. A partir deste ano, não se considerará um descumprimento de confidencialidade quando um contador reportar a irregularidade de um cliente.
A mudança pode parecer pequena, mas é de grande importância ética e moral para o desempenho dos contadores. Até agora, o profissional devia velar pelo sigilo do cliente, mesmo se identificava alguma irregularidade ou fraude na gestão fiscal e tributária. Mas, a partir de julho deste ano, isto mudará.
O Instituto de Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) trabalha para lançar no país a versão portuguesa da denominada Noclar, por suas siglas em inglês, que exige denunciar o descumprimento das leis e regulamentos.
A principal novidade é que os contadores e auditores analizem o caso suspeito na gestão tributária e que ao confirmar a infração, possam apresentar uma denúncia ante as autoridades competentes. Mesmo assim, o ideal será buscar uma solução com o cliente antes de apresentar esta denúncia.
O setor da contabilidade aguarda com expectativa o novo regulamento. Segundo o portal da Ibracon, seu diretor técnico, Rogério García, por norma oferecerá importantes benefícios para a sociedade de um ponto de vista ético.
Os contadores e auditores têm muito que contribuir com um país mais transparente.
Se você é contador e se encontra no Brasil, convidamos você a se registrar na Gosocket e adicionar seus clientes à plataforma de maneira que possa atender todas as suas necessidades de um mesmo lugar.
Responder